NOTA DE ESCLARECIMENTO 001/2009

É público e notório o trabalho que a Federação Nacional das Secretárias e Secretários
– FENASSEC e Sindicatos afiliados vêm realizando em prol da categoria secretarial, objetivando a dignidade e o fortalecimento da profissão. Muitas ações e conquistas já ocorreram, sabemos que ainda há muito que se fazer e estamos trabalhando para que a profissão seja, a cada dia, mais reconhecida e valorizada em âmbito nacional e estadual, bem como além fronteiras.

Dentre as suas áreas de atuação estão: a educação profissional, a formação acadêmica, a conscientização de cidadania e a ética.

Primando pela qualidade da formação e evolução constante dos profissionais secretários, a Fenassec apresentou ao Conselho Nacional de Educação/MEC proposta para as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Secretariado Executivo. Proposta esta que contribuiu para a emissão do Parecer CES/CNE 102/2004, aprovado em 11/03/2004, hoje Resolução 03, de 23/06/2005, e mantém desde então integração com as Instituições Educacionais espalhadas pelo País por intermédio dos docentes e das coordenações de cursos de Secretariado.

Consciente da missão de zelar pela competência e qualidade da atuação desses profissionais no mercado de trabalho, bem como atender as expectativas dos gestores e organizações, a Fenassec promove capacitação por meio de fóruns nacionais e regionais de discussões sobre a profissão e encontros nacionais, regionais e estaduais de docentes e coordenadores de cursos de Secretariado, a exemplo do IV Encontro Nacional ocorrido no dia 28 de março de 2009 em Brasília, onde foi trabalhado o tema “Diretrizes Curriculares: Competências e Habilidades "versus" Conteúdos. Próximo encontro está agendado para 20 de junho/2009, em Brasília ”.

Outra ação importante a ser destacada é o combate aos concursos públicos, cujos editais estão em desacordo com as leis de regulamentação da profissão. A Fenassec tem contestado e impugnado os concursos públicos, alertando os responsáveis pelos mesmos que a não exigência da formação de acordo com as Leis 7.377/85 e 9.261/96 é um afronto e desrespeito às mencionadas leis, passível de anulação e medidas judiciais cabíveis, pois Secretariado é profissão regulamentada e só deve ser exercida por profissionais habilitados. Em alguns casos temos êxito com a alteração/correção do respectivo edital. Em outros, recorremos ao Ministério Público. Ou seja, a Fenassec e os Sindicatos atuam pró-ativamente.

Em razão de comentários equivocados em relação à entidade, que vêm sendo ventilados por alguns integrantes de alguns grupos de discussões na internet, esta Presidência passa a esclarecer o seguinte: A Fenassec não emite qualquer diploma ou titula pessoas para que possam exercer legalmente a profissão de Secretário. A lei que regulamenta a profissão é a Lei 7.377/85 alterada pela Lei 9.261/96. Quem não preenche os requisitos especificados nestas leis, exerce a profissão de maneira irregular. A Fenassec não tem poder de fiscalização e o Órgão responsável pela fiscalização do exercício irregular e pelo registro dos profissionais de Secretariado é o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE por meio de suas Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego - SRTE´s.

A Fenassec apenas filia entidades sindicais. A filiação de profissionais fica a cargo dos Sindicatos locais, lembrando que muitos Sindicatos têm em sua Carta Sindical, a representação de outras funções correlatas à profissão de Secretariado, como atendente, auxiliar administrativo ou mesmo com atribuições inerentes a profissão, como assessora, assistente etc.

No mês de março, os profissionais recolhem o imposto sindical, uma contribuição parafiscal obrigatória que mantém o funcionamento dos Sindicatos e da Federação, sabendo-se que ambos representam o profissional em questões relativas à questão laboral. Ou seja, sem sindicato não haveria convenção ou acordo coletivo de trabalho e por consequência os profissionais não teriam direito a piso salarial superior ao salário mínimo, cesta básica, verba de representação, garantia de emprego ao pré-aposentado, bolsas de estudos, licença adoção, garantia contra discriminação na contratação, aperfeiçoamento técnico cultural, dentre muitas outras. Além disso, conforme já foi anteriormente mencionado, os Sindicatos e a Fenassec promovem cursos de capacitação, atualização, encontros, seminários, simpósios, fóruns, congressos etc.

Embora não seja atribuição legal, a Fenassec vem lutando pela criação de nosso Conselho Profissional. Um Conselho é uma autarquia federal e, portanto só pode ser criado por lei de autoria do Poder Executivo. O Conselho de Secretariado funcionará como órgão regulador do exercício profissional, primando pela qualidade e valorização dos Cursos de Secretariado. Bem como pelo respeito às Leis de Regulamentação da Profissão e do seu Código de Ética. E após sua criação só poderão exercer a profissão os profissionais devidamente habilitados.

Vale lembrar que o Conselho de Secretariado já foi aprovado pelo Congresso Nacional, tendo sido vetado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso no ano 2000. Nossa luta consiste em sensibilizar e por vezes até pressionar o poder público, demonstrando a necessidade da criação de nosso Conselho como meio de pleno exercício da profissão.

Com relação aos fatos envolvendo a prisão de secretárias e executivos de uma grande construtora, em respeito ao princípio constitucional da presunção de inocência, a Fenassec não irá se manifestar sem que tenha acesso ao processo.

É importante deixar claro que a Fenassec e os Sindicatos como entidade sindical não têm poder de fiscalizar e aplicar penalidades nos casos de exercício irregular, mais vem cumprindo o seu papel alertando esses profissionais da necessidade de buscar a formação específica, exigida desde 30/09/1985, com a promulgação da Lei 7.377.

Entendemos o direito da pessoa emitir a sua opinião. Entretanto, não podemos concordar com a forma utilizada por algumas pessoas de se expressar, maculando e denegrindo a imagem das entidades representativas da categoria e consequentemente da própria profissão. Por isso lamentamos. Mas não é isso que esmorece nossa opinião e vontade de vencer, por isso estamos aqui, lutando por todos os profissionais de Secretariado: os que confiam e não têm tempo para ajudar na luta; os que confiam e ajudam no que podem; os que criticam e ajudam e os que criticam e não têm tempo de ajudar - a ajuda que nos referimos é de emitir opinião construtiva, oferecer alternativas de caminho a seguir, de trabalhar por um projeto ou outra forma de contribuição.

O Brasil necessita de cidadãos que façam a diferença e nós profissionais de Secretariado também, mas fazer a diferença significa somar, agir também em prol do que se acredita.

Sugerimos que acessem o site da Fenassec (www.fenassec.com.br), assinem a Revista Excelência, criada e mantida para vocês – Secretárias e Secretários, e também façam parte do Sindicato do seu Estado, participem ativamente das atividades institucionais em defesa do Conselho Federal de Secretariado.

Esperamos que esta mensagem tenha sido esclarecedora.

Brasília, 24 de abril de 2009.

Maria Bernadete Lira Lieuthier SE nº 769 – SRTE/PE Presidente