NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTO PELA FENASSEC

A FENASSEC - Federação Nacional de Secretários e Secretárias, atendendo seu objetivo de subsidiar os seus representados - estudantes de secretariado e profissionais, além de todas outras áreas profissionais que estejam envolvidas com a profissão de secretariado, disponibiliza um espaço para divulgação de artigos, resenhas, comentários, entrevistas, teses e outros textos - fruto de pesquisas e estudos sobre as questões relativas à profissão de secretariado.

O material deve ser encaminhado via internet para [email protected] e carta de apresentação, dirigida ao Conselho Editorial, redigida por:

1) Se consultor ou professor - de redação própria, indicando a categoria referente ao seu conteúdo e responsabilizando-se pela veracidade dos dados e informações, bem como assumindo os direitos autorais do conteúdo exposto.

2) Se aluno - pelo responsável/orientador do texto produzido, com anuência do Coordenador do Curso, ao qual o aluno faz parte, indicando a categoria referente ao seu conteúdo e responsabilizando-se pela veracidade dos dados e informações, bem como assumindo os direitos autorais do conteúdo exposto.

Os trabalhos que não atenderem as especificações abaixo serão automaticamente recusados.

O simples encaminhamento dos textos à FENASSEC implica na aceitação, por parte dos autores, das normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação.

Os autores dos trabalhos aceitos, autorizam expressamente a FENASSEC a utilizar o artigo para todos os fins, podendo publicá-los no seu próprio web site ou ceder a terceiros para que publiquem em outros sites, revistas, periódicos e jornais, sem direito a nenhuma remuneração ou pagamento sob qualquer forma, sendo entendido como uma divulgação dos trabalhos dos autores ao público que freqüentam os sites ou se utilizam desses veículos de comunicação. Autorizam, ainda, a acrescentar o artigo em eventual obra literária ou científica que seja desenvolvida e coordenada pela FENASSEC ou por profissional por ela indicado, respeitando-se os direitos morais do autor, cedendo os direitos patrimoniais sobre a obra para a edição, impressão, publicação, divulgação, distribuição, exploração e reprodução da mesma através de livros de capa, com número ilimitado de cópias ou edições, sem direito a qualquer remuneração.

Normas Editoriais

1) Todos os textos e matérias propostos devem ser inéditos e serão encaminhados para pareceres dos editores, conselheiros ou colaboradores da FENASSEC, cujos nomes serão mantidos em sigilo. A decisão final sobre a publicação do material recebido será comunicada ao interessado.

2) Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos nacionais e/ou estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do Editor da revista ou veículo onde o seu trabalho tenha sido publicado.

3) O Conselho Editorial se reserva o direito de solicitar alterações nos originais, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores, com prazo previamente estipulado. O não cumprimento do prazo e/ou concordância com as alterações solicitadas, implica, automaticamente, em restrição para a publicação do referido material.

4) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de total responsabilidade dos autores.

5) O parecer sobre o material deverá contemplar sete fatores, principais: a coerência e a coesão, que se relacionam com o material conceitual e lingüístico do texto; e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade, que têm a ver com os fatores pragmáticos envolvidos no processo sociocomunicativo. Além da habilidade para exposição de idéias e de argumentação em torno de determinado problema.

6) O título do texto deve anunciar claramente o conteúdo abordado.

7) O texto deve usar as notas de rodapé, fundamentalmente, para indicar as referências bibliográficas e documentais. Notas de rodapé contendo longas explicações, esclarecimentos ou ressalvas sobre as idéias contidas no corpo do texto truncam a exposição e prejudicam a fluência da leitura. Pede-se que os autores sejam comedidos no uso desse recurso.

8) Solicite a um profissional da área em questão a apreciação do conteúdo do seu trabalho antes de enviá-lo à FENASSEC. Uma opinião adicional pode enriquecer sua produção. E embora a FENASSEC se responsabilize pela revisão de português e pela avaliação de conteúdo, vale pedir uma avaliação de um outro profissional da área antes.

9) Após o recebimento do comunicado informando a aprovação do texto produzido, o autor deverá encaminhar uma via impressa do material e da carta enviada ao Conselho Editorial, devidamente assinadas e rubricadas, à FENASSEC (Rua Eng° Ubaldo Gomes de Matos, 119, Conj. 401, Santo Antonio, Recife/PE, CEP 50010-310). Importante ressaltar que a publicação do texto está condicionada ao cumprimento dessa norma.

Normas Técnicas

1) Formatação - O trabalho deverá ser digitado em Word for windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e parágrafo justificado. As páginas devem ser numeradas e configuradas no formato Letter, contendo entre 10 e 15 laudas, incluindo referências, ilustrações, quadros, tabelas, gráficos, etc. Resenhas deverão conter 2 laudas.

2) Folhas de Rosto - A primeira folha de rosto deve conter o título em português (CAIXA ALTA, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, parágrafo centralizado) e em inglês (Caixa Baixa, com iniciais em maiúsculo, em itálico, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo centralizado). O título deve conter no máximo 12 palavras, sendo suficientemente específico e descritivo. O nome do autor ou autores devem ser apresentados a partir da terceira linha (margem à direita), indicando em nota de rodapé o endereço completo de e-mail de um dos autores para correspondência com os leitores. O Resumo deve constar na primeira página, juntamente com o Abstract e os descritores (palavras-chave e key words). A segunda folha de rosto deve conter as mesmas especificações, omitindo, entretanto, a identidade dos autores, e endereço de e-mail.

3) Resumo/abstract - Devem conter no mínimo 200 e máximo 250 palavras, em português/inglês, com fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e parágrafo justificado. Na última linha, deverão ser indicados os descritores (palavras-chave/keywords). O número de descritores desejado é de no mínimo 3 e no máximo 5, sendo representativos do conteúdo do trabalho.

4) Agradecimentos - Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados ao final do artigo, logo após as considerações finais.
5) Notas - As notas inseridas no corpo do trabalho devem ser indicadas por números arábicos elevados imediatamente depois da frase a que diz respeito, e restritas ao mínimo indispensável. As notas deverão constar no rodapé da mesma página em que são inseridas.

6) Materiais Gráficos - As ilustrações, gráficos, tabelas, desenhos, etc. devem ser limitados ao mínimo indispensável. Imagens digitalizadas, devem ser enviadas em Resolução 300 dpis, jpg ou tif. As tabelas e os quadros devem ser numerados consecutivamente, em algarismos arábicos. A legenda será colocada na parte superior dos mesmos, com fonte Times New Roman, tamanho 11, em negrito, parágrafo centralizado. A legenda deverá ser curta e concisa e as fontes de onde foram tiradas devem ser sempre indicadas. Na montagem das tabelas, seguir as Normas de Apresentação Tabular, estabelecida pelo Conselho Nacional de estatística e publicadas pelo IBGE em 1979. Quando mencionar a tabela/quadro ou gráfico no corpo do texto, utilizar os algarismos arábicos.

7) Citações - Citações de outros autores no corpo do texto devem ser feitas pelo sistema AUTOR (data). Exemplos: Quando os autores fazem parte do texto: Segundo Freitas (2002).; dois autores: De acordo com Junqueira & Souza (2002); mais de três autores: Para Prado et al. (2002). Quando os autores não fazem parte do texto: Com o advento da invenção dos tipos móveis por Gutemberg, a informação popularizou-se. (BUFREN, 1997). Citação de citação: para Matos (1990, citado por Bill, 1998) ou Para Matos (1990) apud Bill (1998). Lembre-se: a forma de citação deve ser padronizada, utilizando-se sempre a mesma expressão escolhida.

8) Referências - Nas referências devem constar somente as citações que figuram no texto. As referências no final do trabalho, devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Para elaboração da referências devem ser observadas a norma NBR 6023 da ABNT, 2000, considerando o que segue:

LIVRO DE UM SÓ AUTOR:
FIERZ, Heinrich Karl. Psiquiatria junguiana. São Paulo: Paulus, 1997.

LIVRO COM ATÉ TRÊS AUTORES:
BURATTO, Ana Luiza Oliva; DANTAS, Maria Rita Coelho; SOUZA, Maria Thereza Oliva Marcílio de. A direção do olhar do adolescente: focalizando a escola. Porto Alegre: ArTmed, 1998.

LIVRO COM MAIS DE TRÊS AUTORES:
BRAZELTON, T. Berry et al. A dinâmica do bebê. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

CAPÍTULOS DE LIVRO:
DEPS, Vera Lúcia. Atividade e bem-estar psicológico na maturidade. IN: NERI, Anita Liberalesso (org.). Qualidade de vida e idade madura. Campinas: Papirus, 1993. (Coleção viva idade).CORNEAU, Guy. A fragilidade da identidade masculina. In: ___. Pai ausente, filho carente. São Paulo: Brasiliense, 1997.

DISSERTAÇÕES OU TESES:
BERNARDINO, Leda Mariza Fischer. O diagnóstico e o tratamento das psicoses não decididas: um estudo psicanalítico. São Paulo, 2000. 203 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.SILVA, Marisa Shmidt. A construção emocional do terapeuta: uma história de caso. São Paulo, 1990. 101 f. Dissertação (Mestrado). - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

EVENTOS CIENTÍFICOS:
FÓRUM DE RESIDÊNCIA EM PSICOLOGIA CLÍNICO-INSTITUCIONAL, 2., 1998, Rio de janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, Instituto de Psicologia, 1998.

TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSO:
COLOMBO, Sandra Fedullo. Gritos e sussurros. In: CONGRESSO DE PSICOLOGIA CLÍNICA, 1. 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2001. P. 46 49.

ARTIGOS DE REVISTAS:
D`AMORIM, Maria Alice; PENELLI JUNIOR, Balsem. A atitude diante da droga em um grupo de profissionais de saude. Psicologia: reflexão e crítica, v. 5, n. 2, p. 71-78, jul. 1992.

ARTIGOS DA INTERNET:
CARVALHO, Maria Margarida. Psico-oncologia: história, caracterísiticas e desafios. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, set. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br Acesso em: 9 out. 2002.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE MONOGRAFIAS/TESES

O material deve ser encaminhado em arquivo "pdf", com a devida autorização da publicação no site, bem como com a recomendação da publicação, da banca examinadora e com a nota do trabalho.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA EXCELÊNCIA
Para publicação de artigo na revista Excelência os textos deverão ser escritos na fonte times new roman, em corpo 12, com no máximo 40 linhas, ou com 2.542 caracteres (sem espaço), com o mesmo corpo e fonte.
 
Serão publicados os artigos de acordo com a disponibilidade de espaço na publicação, levando-se em consideração a região da pessoa que enviou o material. A idéia é fazer um rodízio para que todos os Estados e Regiões venham a ser contemplados.
 
Os temas abordados deverão ser de interesse direto da categoria, sem denegrir imagens de pessoas ou que firam diretamente o perfil da Federação.
 
Os textos devem ser encaminhados para o Conselho Editorial da Revista Excelência pelo e-mail: [email protected]