RESPEITO À IMAGEM

Revista Playboy Junho 2006 - Capa com Secretária da Belíssima

Sempre atentos a imagem da profissão, quando soubermos que a próxima capa da Revista Playboy será da Secretária da Novela "Belíssima", já encaminhamos um email, para que as fotos não sejam vinculadas a categoria secretarial:

Email enviado para: [email protected] em 16/5/2006:

Prezados Senhores

Tomamos conhecimento que Angelita Feijó será capa da próxima edição da Revista Playboy.

Gostaríamos de alertá-los que as fotos não poderão fazer menção ou referência ao nome da categoria profissional de Secretária, sob pena de violação às leis e danos morais à categoria profissional.

Informamos que a profissão de secretariado é regulamentada pelas Leis 7.377/85 e 9.261/96.

Temos uma luta muito grande para que a sociedade acabe com o esteriótipo que ainda há sobre a profissão e fotos nuas mesmo sendo "artísticas", associadas ao nome "Secretária", só contribuiriam para aumentar esse preconceito.

No exterior a secretária brasileira é considerada como a mais bem preparada do mundo (Jornal "The Guardian" edição de 30/4/2001).

O Cientista e Escritor Robert Reich (O Trabalho das Nações - Preparando-se para o Capitalismo do Século XXI ) definiu que a categoria secretarial teria grandes chances de ser a primeira profissão no século 21, pois "detém, os profissionais de secretariado, as atribuições das três atividades que permanecerão no mercado de trabalho deste século: atividades de rotina, interpessoais e analítico-simbólicos".

Atualmente é a 3a. profissão do mundo e a que mais cresce (Pesquisa da ONU, publicada no Jornal "O Estado de São Paulo", em 1996).

Diante de tantos reconhecimentos, acreditamos que a imprensa brasileira também poderá contribuir para o engrandecimento nacional da nossa profissão.

A associação do nome "secretária" a fatos, textos ou imagens "preconceituosas" resultou em várias ações de danos morais e uma inclusive impetrada pelo Sindicato das Secretárias do RJ, com condenação a ser paga ao Sindicato, já foi ganha pelo Sindicato.

Certos de contarmos com o apoio de V.Sas., desde já agradecemos e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos.