RESPEITO À IMAGEM

Anúncio Locaweb, Revista Cliente S.A., edição de maio/08, página 35

Email enviado pela Fenassec:

To: [email protected]
Sent: Tuesday, June 17, 2008 2:19 AM
Subject: Propaganda Locaweb

Prezados Senhores,

A Diretoria da Federação Nacional das Secretárias e Secretários - FENASSEC como entidade representativa da categoria Secretarial e dos Sindicatos filiados não poderia deixar de manifestar o seu protesto e repúdio a propaganda lançada por essa conceituada empresa na Revista Cliente S.A., edição de maio/08, página 35, intitulada: "A Secretária que não dominava o decote nem a Internet", pela forma desagradável, maldosa, preconceituosa, abusiva, desinformada e desrespeitosa ao se referirem às Secretárias.

Graças a Deus hoje são poucas as pessoas que ainda não se aperceberam da importância que tem um profissional de secretariado para as organizações. Mas o lamentável mesmo é constatarmos que a LOCAWEB empresa que se diz focada em qualidade, tecnologia e inovação, faz parte desse pequeno grupo da sociedade.

Ora, uma empresa que se preza, respeita as pessoas e suas escolhas profissionais.

Para sua informação a profissão de secretariado:

  • É a 3ª profissão que mais cresce no mundo de acordo com pesquisa divulgada pela ONU.
  • No Brasil, a profissão é regulamentada pelas Leis 7377/85 e 9261/96, desde 1985. E depende de registro profissional para o exercício regular da profissão, a exemplo dos médicos, advogados e engenheiros.
  • No livro "O Trabalho das Nações – Preparando para o Capitalismo no Século 21", Robert Reich, autor e analista político, afirma que a profissão de Secretariado está entre o seleto grupo de atividades de "Rotina", "Interpessoais" e "Analítico-Simbólicas", as quais permanecerão neste Século 21.
  • O Jornal Inglês “The Guardian” – publicou que as secretárias brasileiras são as mais bem preparadas do mundo, isso devido a sua qualificação.
  • O profissional de secretariado atua em todos os segmentos da sociedade. Sejam em empresas públicas ou privadas, de pequeno, médio, grande porte e multinacionais, dando suporte e assessoramento aos centros decisórios das organizações.
  • No livro "Economia da Atenção" (Ed. Campus - 2001) os autores enfatizaram a importância do secretário para que os Executivos "tenham foco em suas decisões neste mercado competitivo e muitas alternativas".
  • Tem uma revista com abordagem técnica, para seus profissionais - Revista Excelência, hoje em sua 18ª edição (www.fenassec.com.br).
  • Existe no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília-DF, um projeto de lei para a criação do Conselho Federal da Profissão.
  • A profissão está inserida na CBO - Classificação Brasileira de Ocupações – MTe.
  • Atualmente existem no Brasil cerca de 150 cursos de secretariado executivo, 20 cursos Tecnológicos e 30 de técnicos, além de 26 de pós-graduação. Todos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação.
  • Possui Diretrizes Curriculares para a sua formação, instituídas pelo MEC:
    • Para graduação – bacharelado: Resolução 3, de 23 de junho de 2005 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo.
    • Para graduação – tecnológico: em cumprimento ao Decreto n° 5.773/06 foi lançado o Catálogo Nacional, com a inclusão do perfil atualizado da profissão de secretariado - Curso Superior de Tecnologia em Secretariado.
    • Para técnico (nível médio) – técnico: em 2007 foi lançado o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, assinado pelo Ministro da Educação, com a inclusão do perfil atualizado da profissão de Secretariado - Curso Técnico em Secretariado.

Oportuno lembrar que a categoria é formada por cerca de dois milhões de profissionais e só no Estado de São Paulo, o número de secretárias atingidas por esta infeliz divulgação é em torno de um milhão de profissionais. Trata-se de profissionais formadores de opinião que estão se sentindo desrespeitados e desvalorizados pela LOCAWEB, o que entendemos que não seja este o interesse de V.Sas.

Neste sentido, solicitamos que seja revista a mencionada propaganda com a necessária e urgente retratação da Empresa, sob pena das medidas judiciais cabíveis.

Colocamos-nos à disposição para esclarecimentos adicionais visando à imediata reparação do dano causado a imagem da nossa profissão.

Atenciosamente,

Maria Bernadete Lira Lieuthier
Secretária Executiva nº. 769 -SRT/PE
Especialista em Secretariado Executivo
Presidente da Federação Nacional das Secretárias e Secretários – FENASSEC
[email protected]
www.fenassec.com.br

Resposta Locaweb:

São Paulo, 17 de junho de 2008

Prezados Senhores,

Agradecemos o contato e compreendemos o questionamento com relação ao anúncio veiculado. Temos convicção de que a menção a profissão de secretária no título é fruto de uma falha de revisão, uma vez que a Locaweb tem entre seus valores o respeito a todas as profissões.

Esclarecemos que a veiculação da peça “A secretária que não dominava o decote nem a Internet” em nenhum momento teve intenção de gerar preconceito, ofensa, insinuar ou provocar qualquer interpretação negativa que onerasse o profissional de Secretariado.

A peça mencionada faz parte de uma campanha intitulada “O que que é isso”, que tem como objetivo comunicar em tom humorístico, como as atividades rotineiras de trabalho podem ser facilitadas pela Internet.

Reiteramos que a Locaweb acredita, assim como a reclamante, que as empresas são um todo, em que cada parte tem sua devida importância no resultado final que se pretende alcançar.

Agradecemos sua crítica e informamos que retiraremos a peça de circulação a partir de hoje, 17 de junho de 2008.

Victor Sebastian.
Gerente de Marketing da Locaweb.

Erika Souza Cruz - S2 Comunicação Integrada - tel (11) 3457-0220