RESPEITO À IMAGEM

CAMPANHA DA KAISER BOOK - 17/6/2002 

A Kaiser Book lançou no dia 17/6 uma nova companha onde o empregado dá uma Kaiser Bock ao patrão. Este fica muito feliz, dizendo que esta é a melhor cerveja que há, e que o empregado será promovido, terá sala própria, que irá passar um tempo no Caribe e que irá precisar de uma secretária. Para tanto, pode ir a uma agência de modelos e contratar a mais bonita para ser sua secretária.

Enviamos o email abaixo para a Agência que criou a campanha e conseguimos com que a campanha fosse mudada. Veja só: 

----- Original Message -----

From: [email protected]

To: [email protected]
Cc:
[email protected]
Sent: Thursday, June 20, 2002 9:14 AM
Subject:
Campanha Publicitária da Kaiser

Bates Brasil

At.: Andréia Ornellas

Prezada Senhora:

Parabenizamos esta Agência pelas criativas campanhas desenvolvidas.

Porém, enquanto representante dos Sindicatos de Secretárias distribuídos em todo o Brasil, recebemos inúmeros contatos de secretárias a cada momento em que a mídia situa a categoria secretária de um modo desfavorável à imagem da profissão. Desta vez, em virtude da campanha da Kaiser Book ter entrado no ar, temos recebido vários telefonemas e e-mails de profissionais de secretariado de todo Brasil, repudiando a nova campanha publicitária deste seu cliente.

Apesar da informação de vocês de que esta campanha prima pelo exagero do chefe para com o funcionário, assim mesmo acreditamos que não combina a comparação de uma secretária com uma modelo, pois são profissões totalmente distintas. Ao nosso entender, e sugerindo para a avaliação de vocês, a frase do chefe poderia ser interrompida no momento em que ele oferece ao funcionário uma secretária, o que, pelo tom de voz empregado, valoriza até a situação, terminando aí a propaganda.

Como representantes da categoria secretarial em todo Brasil, informamos a seguir sobre a nossa profissão.

-         É a 3ª profissão que mais cresce no mundo de acordo com pesquisa divulgada pela ONU.

-         No Brasil, a profissão é regulamentada pelas Leis 7377/85 e 9261/96, desde 1985.

-         No livro "O Trabalho das Nações - Preparando para o Capitalismo no Século 21", Robert Reich, autor e analista político, afirma que a profissão de secretariado está entre o seleto grupo de atividades de "Rotina", "Interpessoais" e "Analítico-Simbólicas", as quais permanecerão neste Século 21.

-         Segundo o Jornal Inglês "The Guardian" - as secretárias brasileiras são as mais bem preparadas do mundo.

Diante do exposto, lembramos que só no Estado de São Paulo, o número de secretárias atingidas por esta comparação chega a 1 milhão de profissionais. São formadoras de opinião que estão se sentindo desvalorizadas pela marca Kaiser, o que entendemos que não seja este o interesse do seu cliente. Dessa forma, solicitamos a adequação ou retirada da campanha.

Estamos à disposição para esclarecimentos adicionais.


Maria Bernadete Lieuthier

Presidente da Federação Nacional das Secretárias e Secretários

 


 

EMAIL RECEBIDO DA AGÊNCIA BATES:

Maria Bernadete,

Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer o elogio com relação às campanhas publicitárias desenvolvidas pela Bates Brasil.
Informo também que estarei encaminhando a sua posição como representante e presidente da Federação Nacional de Secretárias e Secretários aos departamentos competentes aqui na Bates Brasil e em breve estarei retornando.

Atenciosamente,
Andréia Ornellas

Gerente de Atendimento
11-5503.7419

 

 

RESPOSTA DA KAISER À NOSSA SOLICITAÇÃO:

Prezada Sr. Maria Bernadete,

Agradecemos a oportunidade de resposta a seu e-mail e os comentários com relação à Campanha Kaiser Bock.

São palavras como as suas que aumentam nossa responsabilidade em aprimorar nossos produtos e serviços.

Informamos que modificamos o spot de rádio referente a campanha Bock. Gostaríamos que ouvisse e nos desse a sua opinião.

A sua colaboração foi de grande importância para que pudéssemos rever nossos processos de elaboração e seleção de nossos comerciais.

Aproveitamos o ensejo, para convidá-la a visitar uma Unidade Fabril Kaiser onde poderá verificar o processo de fabricação de nossa cerveja e todos os cuidados envolvidos para garantir um produto de qualidade aos nossos consumidores.

Trabalhamos sempre para que você, nosso consumidora, continue prestigiando nossos produtos.

Esperamos que não hesite em nos contatar novamente, pois teremos enorme prazer em atendê-la.

Atenciosamente,


Bianca Berretta
Atendimento consumidor