RESPEITO À IMAGEM

MATÉRIA VEICULADA NO JORNAL FOLHA DO POVO

DE CAMPO GRANDE/MS EM 6/10/00

"CASA CHEIA. A estatística é de um tradicional empresário do ramo. O Dia da(o) Secretária(o), comemorado no último sábado, foi responsável pela segunda melhor invasão de clientes aos motéis de Campo Grande. Só perdeu para o Dia dos Namorados. Coisa de doido."

NOSSA CARTA AO JORNAL FOLHA DO POVO:

To: "mailto:[email protected]"

Sent: Friday, October 06, 2000 5:49 PM

Subject: URGENTE - Notícia sobre Profissional Secretária

Senhora Hélia T. Hirokawa de Lima

Diretora Superintendente

Foi com grande decepção que lemos a notícia veiculada por esse conceituado Jornal envolvendo a profissão regulamentada de secretárias, na coluna Preto no Branco, escrita por José Antonio Palhano, neste dia 6.

Lamentamos profundamente que em um veículo de informação da importância da Folha do Povo, sejam permitidas publicações de natureza medíocre, ofensiva, inconsequente e irresponsável e, principalmente, mentirosa.

Exigimos retratação imediata do colunista que ofendeu mães de família, irmãs, tias e demais familiares de todos os leitores desse Jornal.

Temos certeza de que a consciência do dever jornalístico passa pela esponsabilidade, pela seriedade e não vamos, de forma igualmente responsável, nivelar o Jornal Folha do Povo pela irresponsabilidade de um mau profissional.

Para isso, felizmente, existe a justiça, que estaremos procurando caso o pedido de desculpa não seja publicado.

Para conhecimento informamos o site da Federação Nacional das Secretárias, "http://www.fenassec.com.br" onde poderão ser encontradas informações atualizadas e verídicas da nossa profissão.

Informamos ainda que A RETRATAÇÃO será divulgada em nosso site e que os 28 sindicatos da nossa categoria em todo o país repudiam e combatem esse tipo de jornalismo irresponsável, inconsequente e machista, o que aliás também é repudiado pela imprensa que sabe cumprir seu papel no Brasil.

Temos certeza que o objetivo desse importante veículo de informação, seguramente não é perder seus leitores.

Aguardamos as imediatas providências de V.Sa.

Leida Borba de Moraes
Presidente da FENASSEC

MATÉRIA DE RETRATAÇÃO DA FOLHA DO POVO PUBLICADA EM 09/10:

"Dia da(o) Secretária(o). A Folha pede desculpa. A Folha do Povo reconhece que incorreu em lamentável equívoco ao veicular nota na Coluna Preto no Branco sobre freqüência em motéis no Dia da(o) Secretária(o). Portanto, através de seu diretor editorial, desculpa-se publicamente perante seus leitores e, em especial, ante as profissionais vítimas de discriminação e de preconceito que a nota reproduziu, ainda que de forma nenhuma tenha sido essa a intenção do colunista."