RESPEITO À IMAGEM

CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA CHLOROPHYLA

PUBLICADO NA REVISTA PLAYBOY, 09/00

"Compre um perfume para sua secretária e outro para sua mulher. Assim ela não vai perguntar que perfume é esse."

NOSSA CARTA A CHLOROPHYLA:

Prezados Senhores,

Na qualidade de Presidente da Federação Nacional das Secretárias solicito a Vossas Senhorias o telefone e nome de contato do responsável pela campanha veiculada na revista Playboy, envolvendo o nome da profissão regulamentada de secretárias.

Esta solicitação objetiva a competente ação judicial por danos morais, já que diversos profissionais de nossa categoria se sentiram ofendidos, por terem sido colocados em situação - no mínimo - embaraçosa.

Na certeza de que Vossas Senhorias, após 13 anos no mercado, pretendem ter a venda de seus produtos ampliada e não desprezada é que queremos resolver esta situação da melhor forma possível.

Atenciosamente

Leida Borba de Moraes
Presidente da FENASSEC

NOSSA CARTA A AGÊNCIA DE PUBLICIDADE:

Prezado Senhor Marcelo,

Tomamos conhecimento na data de ontem, de propaganda "criada" por essa agência envolvendo a profissão regulamentada de secretárias e veiculada na revista Playboy. Já entramos em contato com o fabricante e agora com V.Sa. por entendermos que ambos são responsáveis pela propaganda ofensiva à profissão. Aguardamos o posicionamento de V.Sas., assim como o do fabricante para, conforme o caso, tomar as providências judiciais cabíveis.

Sugerimos a V.Sas. visitarem o site da Federação Nacional das Secretárias "http://www.fenassec.com.br", entidade a qual presido, para atualizarem-se a respeito de uma das profissões que mais cresce no mundo, segundo estatísticas internacionais, por estar situado no setor de serviços, trabalhar com informações e pessoas. Talvez assim V.Sas. (agência e fabricante) tenham uma "idéia" da quantidade de clientes que perdem por estarem desatualizados. Aguardamos posicionamento, por escrito, de V.Sas.

O telefone da FENASSEC é 3822-0255, onde poderei ser encontrada para esclarecimentos adicionais.

Leida Borba de Moraes
Presidente da FENASSEC

RESPOSTA DA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE:

Prezada Senhora:

Lamentamos muito os possíveis inconvenientes que a campanha por nós criada, para o cliente Chlorophylla, eventualmente tenha causado.

Obviamente não foi a nossa intenção em nenhum momento faltar ao respeito para com a profissão de secretária. Pelo contrário, sabemos evidentemente de toda importância que esta classe tem e até por isso que a colocamos com tamanho destaque dentro do anúncio, visto que ela se encontra no mesmo nível que a esposa do chefe.

A nossa idéia foi de valorizar os produtos da Chlorophylla, que por serem de tão boa qualidade, chamariam a atenção de todos. Afinal, é muito comum as pessoas, ao sentirem um aroma agradável, perguntarem de qual perfume se trata. Com isto, pelo contrário, procuramos valorizar as secretárias ao constatarmos que o presente é  tão bom, que todos podem presentear esposas e secretárias com igual bom gosto. Inclusive o que também pensamos é que a secretária pudesse sentir o aroma do perfume da esposa e por ser tão agradável também gostaria de usar.

Perceba que não utilizamos imagens sexistas, vulgares ou de apelo erótico (como tantas outras campanhas aviltantes a várias profissões, inclusive secretárias) e sim muito mais procurando o humor e a situação agradável de se ganhar um bom presente, pois a idéia central era que o consumidor até adquirisse dois kits, pela qualidade da Chlorophylla.

A First atua há mais de dez anos em publicidade e neste tempo jamais teve quaisquer problemas perante qualquer classe trabalhadora, social, econômica, nem com o CONAR, ou outro órgão de classe, pois procuramos nos pautar em um comportamento que não desperte qualquer sentido que possa eventualmente iludir, agredir ou magoar pessoas, atividades, raças, credos, etc...

Em função do mal entendido, pedimos sinceras desculpas, ao mesmo tempo que comunicamos que estaremos substituindo esta campanha nas próximas veiculações, pois não é nossa intenção, mesmo não intencionalmente, causar indisposições. Pelo contrário, temos que causar reações positivas, dentro de um público tão importante e formador de opinião, como o das secretárias.

Por fim, nos colocamos a disposição para dirimir quaisquer outras dúvidas, ao mesmo tempo que gostaríamos que a sua entidade colaborasse conosco opinando sobre anúncios que tenham como tema 'secretárias' ou 'mulheres profissionais liberais' portanto solicitamos a sua autorização para enviarmos futuras peças por nós criadas, dentro destes temas, para sua análise.

Atenciosamente

Claudia Fernanda Weber/Marcelo Tuck Schneider
First de Comunicação