Mensagem para o Dia do Profissional de Secretariado – 2001

Mensagem do Senhor Presidente da República no ano de 2000
setembro 30, 2000
Mensagem para o Dia do Profissional de Secretariado – 2002
setembro 30, 2002

A COMPETÊNCIA AMPLIA SEUS HORIZONTES

No século XXI a tendência no mundo do trabalho é a grande dificuldade de geração de bons empregos, devido a diminuição desta oferta. Este fenômeno é global e parece que chegou ao Brasil para ficar.

O perfil do mercado de trabalho é: poucos empregos fixos, profissionais autônomos, empregos temporários, freelancers, teletrabalhos. Num futuro muito próximo, a grande maioria dos profissionais trabalhará por períodos curtos, sendo chamados a integrar a força de trabalho dependendo das necessidades empresariais.

As mudanças das estratégias empresariais configuram um mercado de trabalho seletivo em termos de qualificação profissional. E o kit para sobreviver no novo mundo do trabalho é: educação, capacidade de criar, capacidade de transferir conhecimentos de um campo para outro, saber se comunicar, trabalhar em grupo, ser polivalente e multifuncional.

Pode-se dizer que o Profissional de Secretariado, pelas atribuições inerentes à profissão, leva vantagem nesse contexto, pois diariamente gerencia as rotinas administrativas, é catalisador de informações para tomada de decisões, traça estratégias para atingir resultados tangíveis, administra as relações entre os executivos que assessora e os demais envolvidos no processo, ou seja, é um profissional analítico-simbólico.

Por isso, neste momento: repense a identidade profissional, reorganize a estrutura de atividades desenvolvidas, identifique as habilidades adquiridas, busque conhecimentos específicos e estratégicos, ou seja, alicerce sua competência técnica e humana, com o objetivo de preservar e ampliar a empregabilidade.

A empregabilidade, para o profissional de secretariado, consiste em: ser agente administrativo prestador de serviços, agregando valor mensurável ao empreendimento.

O ingrediente fundamental é a competência!

Portanto:

  • Atue com assertividade.
  • Desenvolva-se tecnicamente.
  • Amplie suas habilidades pessoais e comportamentais.
  • Seja polivalente e multifuncional.

SECRETÁRIA, neste 30 de setembro, comemore um pouco… e reflita bastante, sobre sua identidade profissional. Depende muito mais de você o futuro e a consistência dessa profissão.

Não queremos parabenizá-la apenas pela data… mas sim pela profissão que abraçou e pela profissional que representa!