Apresentação

A FENASSEC – Federação Nacional das Secretárias e Secretários foi criada em 31 de agosto de 1988 em Curitiba, Paraná. É uma entidade sindical de segundo grau, de direito privado, sem fins lucrativos, representativa da categoria secretarial em todo o território nacional. Legalmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 07 de março de l.990.

É constituída para fins de estudo, coordenação, proteção, defesa e orientação geral e legal da categoria profissional diferenciada das secretárias e secretários. Integra o 2º Grupo dos Trabalhadores Autônomos do Comércio a que se refere o Artigo 577, da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT, de conformidade com a Portaria 3103/87 do Ministério do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5452/43.

É composta de vinte e quatro sindicatos, trabalhando em conjunto dentro de uma mesma linha de ação e com os mesmos objetivos, tendo como princípio básico a liberdade e a autonomia, preservando a unicidade sindical, a solidariedade profissional e social e é regida por Estatuto. É Filiada à CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e a UGT – União Geral dos Trabalhadores.

Tem sede, foro e domicílio no Distrito Federal em Brasília, no SCS Quadra 1, Edifício Ceará, sala 1103 – CEP 70303-900, e um núcleo administrativo na Rua Engº. Ubaldo Gomes de Matos, nº.119, Ed. Marquês do Recife, conjunto 401, bairro Santo Antônio, CEP: 50010-310, na cidade do Recife-PE – Fone (81) 3224.4197 e Fax (81) 3224.5833.

Objetivos e Áreas de Atuação

Objetivos da Fenassec:

  • Desenvolver o ser humano como um todo: do estudante ao aposentado, sempre em sintonia com os padrões internacionais e de vanguarda, por tratar-se de uma das profissões que mais cresce no mercado.

  • Buscar o equilíbrio entre capital e trabalho.

  • Trabalhar totalmente independente e autônoma.

Áreas de Atuação:

  • Educação Profissional: Formação Acadêmica, Técnica e Cultural, objetivando a implementação de um currículo básico.

  • Conscientização de Cidadania: Direitos e deveres do cidadão e sua função social.

  • Assuntos legais: Acordos salariais, assistência jurídica.

  • Ética: Imagem da profissão e do profissional, desempenho profissional, luta contra a discriminação no trabalho.

  • Social: Eventos/Cursos sociais e integração.